sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SEGUNDAS DÉCIMAS

Em homenagem ao poeta João Romão Borges, do livro "Cantadores de Alegrias, Mágoas e Mangações", pegando num mote de sua autoria, escrevi as minhas segundas décimas que agora publico como dedicatória a esse excelente livro de poesia, e aos seus poetas. Peço-lhe desde já desculpa por algum desacerto da minha parte, mas ainda sou um aprendiz nestas andanças...

Quero também agradecer ao Chico Manel pela boa publicação que fez no Al Tejo sobre alguns  motes do livro "Cantadores de Alegrias, Mágoas e Mangações", um dos quais me inspirou para as décimas a que  dei  o título... "Desamor".
Poet'anarquista


Mote

Quero e não posso esquecer-te
Devo odiar-te mas não quero
Sinto perder-me em perder-te
Não tenho esperança mas espero.


Mote de João Romão Borges
Fonte: Cantadores de Alegrias, Mágoas e Mangações


"Árvore do Poeta"
By My Violet



Mote

Quero e não posso esquecer-te
Devo odiar-te mas não quero
Sinto perder-me em perder-te
Não tenho esperança mas espero.

JRBorges


(DESAMOR)

Glosas

Nada nos é dado como certo
Poucas vezes nisso pensamos,
Esquecemos e não estimamos
O bem que temos por perto…
Depois de um coração aberto
Que mais posso oferecer-te?
Não sei se deva dizer-te
Mas deixei de saber inventar,
Foi-se a vontade de amar…
Quero e não posso esquecer-te!

Querer-te mal não sou capaz
Só de pensar fico doente,
Não posso ficar indiferente
A quem tanto bem me faz...
Pode  que encontre a paz
Onde ainda menos espero;
Eu pretendo ser sincero
Quando digo nada saber…
Se hei-de ou não esquecer,
Devo odiar-te mas não quero!

Ando perdido num vai-vém
De cá pra lá sem decidir,
Quero e não posso sentir
O que nunca senti por ninguém (…)
Não sei se é mal ou bem
Neste vai-vém desejar-te…
Pior então seria odiar-te
Só me vinha trazer tristeza,
Mas pra dizer com franqueza…
Sinto perder-me em perder-te!

Tenho um encontro marcado
Num tempo que já passou,
Não sei quem o marcou
Ou mesmo se era esperado (…?...)
Passo os dias neste estado
Pra meu grande desespero,
Sem saber se ainda quero
Voltar de novo a acreditar…
Devo e não posso esperar,
Não tenho esperança mas espero!

Matias José

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas décimas sim senhor....

Anónimo disse...

O POETA versa com mestria em tantos
temas e todos eles maravilhosamente
bem!
Sempre poemas lindos e sensíveis.
Quanto ás décimas, não fugiu à regra!
Parabéns Matias José.

Muito obrigada

Uma Alandroalense (L...)