terça-feira, 19 de julho de 2011

PINTURA - EDGAR DEGAS

O pintor francês Edgar Hilaire Germain Degas, ou simplesmente Edgar Degas, nasceu em Paris a 19 de Julho de 1834. Muito conhecido pelas suas extraordinárias pinturas, quase todas elas de grande carisma impressionista, foi igualmente um excelente gravurista. Muitos dos seus trabalhos encontram-se no Museu de Orsay, em Paris, onde acabou por falecer a 27 de Setembro de 1917.
Poet'anarquista
Edgar Degas
Pintor Francês

«Auto-Retrato»
Degas
BIOGRAFIA

Os pais de Edgar Degas pertenciam à alta burguesia, o que deu independência económica ao pintor. Em 1855, entrou na Escola de Belas Artes, na classe de Louis Lamothe, um dos discípulos preferidos de Ingres. 

Entre 1856 e 1860 Degas estagiou na Itália, estudando a pintura do Quattrocento e, no regresso a Paris, orientou-se para a pintura de história, fazendo alguns quadros nesse género. Nessa época, conheceu Manet, que depois o apresentou a outros impressionistas, como Monet, Renoir e Pissarro.

A partir de 1870 a sua arte sofre a influência da visão naturalista e da técnica de cores claras do impressionismo, assim como da perspectiva paralela, de horizonte elevado, das estampas japonesas. 

A partir de 1871 interessa-se cada vez mais pelas cenas do cotidiano parisiense, em vez das paisagens rurais dos impressionistas; pintou espetáculos em circos, nos cafés-concertos, nas ruas ou na intimidade dos lares. Procurou também fixar o trabalho diário e pesado das mulheres do povo, a intimidade das figuras femininas no banho, a decadência de uma pequena burguesia que se dilui no vício da bebida. Pinta e desenha, a pastel e crayon, dezenas de quadros sobre espetáculos de balé.

O seu caráter misógino e a sua visão enfraquecida, isola-o cada vez mais do convívio humano, principalmente quando, em 1900, quase cego, não sai mais de casa, limitando-se quase tão-só à pintura em pastel, ao desenho, à gravura e à escultura em cera. A sua morte, ocorrida em plena Primeira Guerra Mundial, passou quase despercebida. 


IMPRESSIONISMO E REALISMO


Dominado pelo desejo de penetrar na vida moderna, gostando de corridas de cavalos, de espetáculos teatrais de toda ordem, devido ao seu génio observador e um dom de fixar os movimentos em acção, Degas abandonou a carreira de pintor académico. Procurou fixar, usando a cor impressionista para enfeixá-la e subordiná-la ao desenho das silhuetas, o que o seu espírito sentia de interesse pela atitude e figura humanas, principalmente as da mulher. 

Em cores sóbrias, mas transparentes e leves em sua luminosidade, utilizando pinceladas subtis e separadas, criou o seu próprio estilo, que, se deve alguma coisa ao impressionismo, também deve ao realismo - e mais ainda à visão inteiramente original do próprio artista.

A obra de Degas é a de um realista que se interessa pela visão de seu tempo, assim como pelas suas últimas pesquisas técnicas, mas nunca renegando a sua admiração pelo desenho clássico, principalmente o de Ingres.

Dos impressionistas, Degas só aproveitou a liberdade inventiva, a visão colorista. A sua arte de realista à sua maneira, e não à maneira de Courbet ou de Manet, representa uma extensão feliz e inovadora do neoclassicismo de Ingres e uma surpreendente antecipação da visão dinâmica das cenas que, só muito mais tarde, a fotografia e o cinema iriam realizar.
Fonte: UOL Educação
«Semíramis Edificando a Babilónia»
Degas

«Dançarinas Atando as Sapatilhas»
Degas

«Praça da Concórdia»
Degas

«Retrato da Família Bellelli»
Degas

«Retrato de Mademoiselle Eugénie Fiocre no Ballet 'La Source'»
Degas

«Na Banheira»
Degas

«A Primeira Bailarina»
Degas

«PINTURA- DO IMPRESSIONISMO AO REALISMO»
EDGAR DEGAS

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