sexta-feira, 11 de maio de 2012

POETAS DO CONCELHO D' ALANDROAL

XXV DÉCIMAS

Décimas por António Manuel Marcelino, também conhecido por Necas, nascido a 12 de Março de 1922. Natural do Monte das Herdades, Rosário, freguesia de Nossa Senhora da Conceição do concelho de Alandroal, foi de profissão trabalhador agrícola e começou a fazer poesia quando tinha 20 anos.
Poet'anarquista
António Manuel Marcelino (Neca)
Poeta Popular

MOTE

Ó Rosário, povo amigo
Pede grandes condições
Que eu gosto de ter comigo
Estas boas impressões

Glosas

Rosário inveja-me o teu estar
E as boas ideias que tinhas
Junto às aldeias vizinhas
Que nos vêm visitar.
Sempre gostei de falar
Estas palavras que digo
O bom porte é um artigo
Para aquele que o adora,
Digo e sem ser de agora,
Ó Rosário, povo amigo.

Rosário dá os teus brados
Convidando os visitantes
Lembrando o tempo de antes
Dos nossos antepassados.
Não estão cá mas são lembrados
Com lágrimas e paixões
Pais, filhos e criações
Um caso que está em mim,
O Rosário está assim
Pede grandes condições.

O dia que nos encontremos
Tem honras e tem valor
Entre nós há um favor
Cumprindo um dever que temos.
Ó Rosário, o que nós queremos
Se me ajudarem eu consigo
Não é crime nem castigo
Mostrar todo o bem,
O bom nome que o Rosário tem
Que eu gosto de ter comigo.

Um povo honrado que somos
O que honradamente deseja
É luz lá na igreja
O que tanto precisamos.
Não se esqueçam que nós estamos
Vivendo sem ilusões
Cada um para os seus botões
Tem a sua simpatia,
E eu tenho no dia a dia
Estas boas impressões.

Neca

Sem comentários: