sexta-feira, 20 de julho de 2012

POETAS DO CONCELHO D' ALANDROAL

XXXV DÉCIMAS

O poeta popular António Romão Faustino Potra, nasceu em Ferreira de Capelins, freguesia de Santo António de Capelins do concelho de Alandroal, a 1 de Agosto de 1956. De profissão cabouqueiro de mármores, começou a fazer poesia aos 25 anos de idade. São suas as décimas que hoje se publicam em homenagem a todos os amigos do vinho!
Poet'anarquista
António Romão Faustino Potra
Poeta Popular

MOTE

Já me chamam seca-adegas
Só por beber um copinho
Ao lado do garrafão
Eu sou amigo do vinho.

Glosas

Taberna que estás fechada
Chama lá o teu patrão
Mostra-me o teu coração
Que eu quero uma canecada.
Já não vou bebendo nada
Porque uns copos tu me negas
Tu fazes-me andar às cegas
E um pouco descontrolado,
E só por andar de lado
Já me chamam seca-adegas.

Uma adega vou comprar
Com moinho e alambique
P'ra que com a fama fique
De boa pinga fabricar.
A ninguém vou dispensar
Nem que seja a um vizinho
Vou-lhe dar mais um jeitinho
Porque é esse o meu empenho,
Já que essa fama tenho
Só por beber um copinho.

Para beber dou um jeito
Às vezes quando calha
Bebia até uma talha
Sem lhe pôr um defeito.
Para regalar melhor o peito
A garrafa deito à mão
Chego a fazer confusão
Que está vazia e ainda tem,
E só por me sentir bem
Ao lado do garrafão.

A minha mãe é a taça
E o meu pai copo cristal
Com eles vou curando o mal
Que pelo meu corpo passa.
Fazem-me rir, dão-me graça
Mesmo quando estou sozinho
Para passar um bocadinho
Por eles eu vou beber,
E até me fazem dizer
Eu sou amigo do vinho.

António Potra

Sem comentários: