domingo, 19 de abril de 2015

OUTROS CONTOS

«Morrendo na Queda», por JG Ballard.

«Morrendo na Queda»
Último conto de JG Ballard

480- «MORRENDO NA QUEDA»

Três anos se passaram desde o colapso da Torre de Pisa, mas só agora eu posso aceitar o papel crucial que eu joguei na destruição deste marco único. Mais de vinte turistas morreram como os milhares de toneladas de mármore perdido seu alcance no ar e caiu no chão. Entre eles estava a minha esposa Elaine, que havia subido para a camada superior e estava olhando para mim quando a primeira rachadura visível apareceu na base da torre. Nunca foram tragédia e triunfo tão intimamente unidas, como se o orgulho de Elaine na enfrentando as escadas gastas e escorregadias tinha sido punido pelas forças invisíveis que tinham sustentado esta massa desequilibrada de alvenaria por tantos séculos.

Percebo agora que um outro elemento - farsa - estava presente naquele dia. Por acaso, um turista de passagem nos degraus da catedral tinha tomado uma fotografia da torre, como o crack chegou ao terceiro andar e uma seção diga-conto de cornice começou sua queda para a terra. A fotografia, infinitamente publicado em todo o mundo, mostra claramente os quatro turistas assustados no convés superior. Três deles estão inclinando-se para trás em seus calcanhares, com as mãos levantadas para agarrar o céu, ciente de que o antigo campanário moveu sob seus pés.

Elaine, por si só, já apreendeu o ferroviário, e está olhando para a grama à espera de seus quase duzentos metros abaixo. Usando uma lupa, pode-se ver que, fiel ao seu carácter peculiar e zombeteiro, ela mostra quase nenhum alarme. Seus olhos têm notado a cornija caindo, e eu gosto de pensar que ela já está planejando processar o município de Pisa por negligenciar a segurança dos seus turistas, e está colectando evidências de que, em devido tempo, ela vai apresentar aos seus advogados.

Os dúzia de turistas visíveis nos pisos inferiores ainda estão fazendo seu caminho em torno de suas plataformas inclinadas, tateando passado as colunas estreitas como eles sobem os 300 degraus até o telhado. Um pai e sua filha mais nova onda para os turistas abaixo deles, dois marinheiros italianos no uniforme jogar o tolo para suas amigas, fingindo um ataque de vertigem, e um casal de idosos pausa para descansar depois de subir para o primeiro andar, determinado a completar a subida. Nenhum deles vê a cornice caindo ea multa cascata de argamassa em pó.

A única figura no chão que está consciente da catástrofe iminente é um homem de casaco branco e chapéu panamá que fica ao pé da torre, ambas as mãos levantadas para o flanco mármore. Seu rosto está oculto, mas seus braços estão se preparando contra a mudança de pedra, com as costas arqueadas acima pernas tensos. Podemos ver que, em sua forma desesperada que ele está tentando manter em pé a torre desmoronando que está prestes a destruir ele.

Ou então todo mundo assume. Os escritores de legenda jornal, os comentadores de documentários de TV, todos louvar a coragem desta figura solitária. Surpreendentemente, ele nunca foi identificado, e nem o chapéu nem o seu casaco branco foram encontrados no monte de entulho que foi removido mais tarde, pedra por pedra, a partir do site infeliz.

Mas ele estava tentando apoiar a torre, ou melhor, ajudando-o no seu caminho? Eu, é claro, pode responder à pergunta, pois eu sou o homem do chapéu panamá, o marido a quem Elaine, nos últimos momentos de sua vida, de modo triunfante olha.
                                                                       
***
                                                                             
Escusado será dizer que eu fugi para a segurança, que atravessa a poeira e os turistas gritando enquanto o chão tremeu e uma catarata de alvenaria caiu do ar. A vasta nuvem de mármore pulverizado envolveu a praça, e eu me lembro de tropeço passado os garçons horrorizado e motoristas de táxi, que olhou para este campo de devastação - não só teve a torre desapareceu, mas ele tinha tomado o seu sustento com ele. Se eles soubessem que eu era responsável eles teriam me linchado no local, e até hoje eu tenho guardado em silêncio, ainda dominado por minha culpa por tantas mortes, todos, mas um deles inteiramente inocente.
  
* * *

Em certo sentido, a destruição da torre foi inscrito dias de antecedência na nossa volta infeliz da Toscana. Nosso casamento, problemático desde o início, tinha crescido cada vez mais cheio durante o ano anterior. Elaine me tinha casado no rebote, a despeito de uma amante infiel, mas logo decidiu que seu marido, um professor clássicos em um menor universidade, foi menor em todos os outros aspectos. Eu estava perdendo meus alunos em um fermento de mudanças curriculares que acabaria por levar à desindexação de latim e grego e sua substituição por estudos culturais e de mídia. A minha recusa em processar a universidade, Elaine decidiu, era um sinal de minha fraqueza inata, uma fragilidade que logo se estendeu para o leito conjugal.

Alegando que a nossa união foi consumado, ela consultou um advogado, com vista a me divorciar, mas foi convencido a fazer um último esforço para salvar o relacionamento. Nosso casamento tornou-se uma série de tréguas negociadas, em que eu iria produzir mais e mais território. Ainda na esperança de salvar alguma coisa, e retornar para as semanas de felicidade que tinha conhecido após o casamento, sugeri um feriado na Itália. Eu tinha combinado de dar três palestras na Universidade de Florença, que pagaria por nossos tarifas aéreas, e, depois, estaria livre para nos divertir no interior da Toscana.

Elaine concordou, mas só a contragosto - seu primeiro marido tinha sido um arquitecto modernista, e ela sempre afirmou não gostar do passado, o território que eu tinha feito o meu, e fingiu preferem Califórnia e Texas. Mas logo depois que desembarcou no aeroporto de Pisa e tomou o trem para Florença seu interesse no Renascimento italiano revivido de uma forma que eu encontrei quase misterioso. Uma vez que eu tinha dado minhas palestras ela nos jogou em uma rodada frenética de atividades turísticas. Incansavelmente ela insistiu em visitar cada igreja e batistério, cada museu e Catedral. Fiquei intrigado com essa paixão pelo passado até que eu percebi que as nossas visitas a esses locais históricos expôs mais uma das minhas fraquezas.

À medida que tomou o elevador rangendo para a cúpula da Catedral de Florença Elaine descobriu que eu tinha medo de altura, medo de que eu nunca tinha reparado em mim, mas o que ela partiu imediatamente para maximizar. Perturbado por o espaço iminente abaixo da cúpula, que eu mal podia me forço a partir do elevador. Meus olhos pareciam dispostos a concentrar-se nas paredes curvas, e eu senti meu coração bater, deixando-me à beira de um desmaio.

Gesticulando para Elaine, recusei-me a segui-la em torno da galeria estreita. Mal conseguia respirar, eu esperei que ela orgulhosamente circulou a cúpula, chamando-me com uma voz insistente que me envergonhado na frente dos outros turistas. No entanto, quando saímos da catedral tornou-se estranhamente solícito, segurando meu braço de uma forma preocupada e reconfortante. Longe de me ridicularizar, ela parecia genuinamente alarmado com o meu momento de pânico.

Apesar desta demonstração de carinho, eu logo notei que a nossa assistência da Toscana havia se tornado uma série de subidas verticais. No parapeito existiu que não escala, não há degraus gastos que nós não subir. No Palazzo Vecchio, sob o pretexto de me mostrando a vista espectacular sobre a cidade, ela me obrigou a inclinar-se através das próprias janelas de onde Lorenzo de Medici havia suspendido os conspiradores estranguladas contra seu governo. Vi Siena catedral do telhado para baixo, quase respirando meu último na torre sineira confinado. E o tempo todo Elaine me assistir com seu sorriso carinhoso e persistente, como uma irmã mais velha observando um irmão tímido. Ela estava tentando me curar do meu medo de altura, ou a esfregar no meu senso de minha própria inadequação?

Uma espécie de clímax veio em San Gimignano, que distrito surrealista de torres construídas durante o século 14 por famílias rivais dentro desta cidade-estado independente. Como Elaine mudou incansavelmente de uma torre para a próxima, afastei-me para um café ao lado da catedral, com suas imagens macabras do inferno. Durante toda a tarde, ela olhou para as torres, admirando esses símbolos de uma masculinidade erecto de que seu marido era incapaz, em seguida, sentou-se sorrindo para mim como o treinador turista nos levou para Florença.

Três dias depois, quando chegamos em Pisa para o nosso voo de Londres, eu tinha sido encaminhado pela campanha de Elaine. Nós dois estávamos ansiosos para voltar para a Inglaterra, eu com a segurança do meu escritório universidade, ela a seu advogado. O hotel tinha lotado em silêncio, e chegou aeroporto de Pisa, com duas horas de sobra antes de nosso voo. Inevitavelmente nós nos encontramos tomar um táxi para a cidade. A leitura de seu livro-guia, Elaine descreveu o batistério e catedral em termos elogiosos, mas eu sabia que o nosso verdadeiro destino era o campanário nas proximidades, este falo mármore que parecia excitá-la ainda mais do que as torres de San Gimignano.

Saiu do táxi e olhou para a estrutura estonteante com seus pisos perigosamente inclinada. Sem dizer uma palavra, Elaine se afastou de mim para a torre. Ela pagou sua taxa de entrada e começou a subir os degraus atrás de dois marinheiros uniformizados e um pai com sua filha. Como ela chegou a cada camada, ela olhou para mim com seu sorriso carinhoso, mas sabendo, seu desprezo crescente com cada andar sucessivo.

Eu estava nos degraus da catedral, ainda surpreso com a inclinação íngreme da torre, cerca de 17 metros do vertical. Apesar de tudo, eu queria que a estrutura, inclinando a cada ano por alguns milímetros adicionados, iria decidir sobre o momento exacto para o seu colapso há muito prevista.

Então, como Elaine chegou à penúltima camada, eu me vi na necessidade de tocar a torre, para sentir o mármore implacável contra a minha pele. Saí da catedral e atravessou a grama desgastado onde os turistas se sentou ao sol, acenando para seus amigos acima deles. Ignorando a bilheteira, eu dei uma volta ao redor do poço de pedra que cercava a torre. Eu coloquei minha mão sobre o mármore antigo, sua superfície sem caroço com a pichação de séculos, as suas veias como marmoreal quanto tempo fossilizada. A torre foi tanto muito erecto e muito antiga. Eu pressionei contra o flanco maciço, instando-o a caminho.

Oito andares acima de mim, Elaine tinha atingido o telhado e ficou ao lado dos marinheiros ofegantes. Quase sem fôlego, ela aproveitou a grade de ferro e sorriu para mim em sua forma mais implacável, balançando a cabeça lentamente em minha fraqueza.

Irritado com seu desprezo aberto, eu empurrei novamente no mármore sólido. A parede se recusou a ceder, mas quando eu levantei a minha mão eu notei que uma pequena rachadura tinha aparecido na superfície, fugindo de um nó descoloridos de calcário moído. Curioso, eu pressionado novamente, só para ver que a fenda tinha aumentado. Ele avançou para cima em um ritmo pouco visível, em seguida, correu para a frente, escalando a parede como uma fissura súbita em um lençol de gelo. Três metros de comprimento, atravessou um molde decorativo e levantou-se rapidamente para a cornija do primeiro nível.

Rindo isso, eu pressionei as duas mãos no tambor de mármore. Imediatamente a fenda acelerada, e eu ouvi um estrondo distante, o gemido escuro de uma criatura despertar profundamente dentro da torre. A fenda era agora uma fissura aberta através da qual eu podia ver os sapatos do assustado velho homem de descanso antes de ele e sua esposa fizeram o seu caminho para o segundo andar. A chuva fina de pó e em ruínas argamassa regado meu rosto. A torre inteira estava tremendo contra minhas mãos, e uma secção de cornija caiu pelo ar, seguido de uma dispersão de fragmentos de cada um maior do que o meu punho.

A Torre de Pisa estava prestes a cair. Eu dei-lhe um último empurrão, ambos os braços estendidos, e sentiu o torturado roncar como um lugar a coluna vertebral deste grande edifício começou a rachar. Eu dei um passo para trás, ciente de que o prédio estava prestes a entrar em colapso em cima de mim, e depois olhou para o telhado, onde Elaine estava agarrado à grade de ferro.

A torre dobraram, suas colunas derramar como alfinetes disparatados em uma pista de boliche. Nos últimos momentos, como Elaine foi lançado sobre o trilho, eu vi o rosto dela caindo em dirceção a mim, e uma expressão de raiva que inegavelmente mudou, como ela me notou muito abaixo dela, para um de triunfo.
  
* * *

A segunda Torre de Pisa está agora em ascensão no local da primeira, financiado pelo apelo mundial lançado logo após a tragédia. A estrutura, desta vez montado em uma base de concreto imóvel, atingiu o terceiro andar e já revela a inclinação modesto projetado para ele. Esta torre, apoiado por uma armadura de aço rígido, nunca vai cair, e dentro de algumas décadas a maioria dos visitantes vai ter esquecido de que não é mais do que uma réplica.

Para mim, porém, a torre original permanece tão real como nunca em minha mente. Costumo acordar de sonhos terríveis como as toneladas de mármore arremessado em direcção a mim. Então eu me lembro que era Elaine que morreu naquele dia. Lembro-me da expressão em seu rosto, o orgulho feroz que iluminou os olhos.

Será que ela sente que ela havia finalmente triunfou sobre mim, e fiquei feliz de ver me esmagado pela cascata de colunas tombadas? Lembro-me das pedras de peles meus ombros enquanto eu tentava, em vão, um passo atrás da torre. No último momento, como um video-amador cujo filme revela, a estrutura parecia fivela, torcendo-se em uma tentativa desesperada para permanecer na posição vertical. É girada para longe de mim, varrendo Elaine, a alvenaria em colapso e as colunas de carrinho em direcção ao chão pelos degraus da catedral.

Eu escapei, mas que a expressão de triunfo no rosto de Elaine ainda me intriga. Se ela tivesse me visto empurrando contra a torre e assumiu que eu era responsável por sua queda? Ela estava orgulhosa de mim por odiá-la tão ferozmente, e para finalmente agitação da minha impotência para me vingar? Talvez apenas em sua morte foi que verdadeiramente se reúnem, e da Torre de Pisa serviu a um propósito para o qual ele havia esperado por tantos séculos.

JG Ballard

Sem comentários: