sexta-feira, 12 de junho de 2015

OUTROS CONTOS

«Bonecos de Luz», por Romeu Correia.

«Bonecos de Luz»
Romance de Romeu Correia

531- «BONECOS DE LUZ»

[Excerto]

-Amanhã...é dia de Natal, não é?

Que sim - retorquiu o vendedor de sinas - amanhã era o dia mais bonito do ano.

-Mais bonito porquê? - resmunguei, a espevitar discussão. -Olha, o mais bonito! Estás cuma febre!...

Que eu não devia teimar - volveu ele, às boas. -O dia de Natal era considerado por toda a gente o mais belo dia do ano.

À falta de melhor, saiu-me esta pela boca fora:

-Tem juízo! O melhor dia do ano não pode ser no inverno! Vale mais um dia de calor que todos estes meses de frio!

-É a grande festa da família! Há rancho melhorado em todas as casas, lojas abertas até à noite! Mas são os miúdos que ficam a ganhar: põem a bota na chaminé e recebem brinquedos do Menino Jesus.

-Bem...- gaguejou ele, desculpando-se. - Para estas coisas acontecerem não bastava a boa vontade do Menino Jesus...Primeiro era preciso que cada rapazinho tivesse um par de botas...Não admirava, portanto, que a garotada descalça de pé e perna não apanhasse nada.

Indignado, cresci para o gigante com outra pergunta:

-Mesmo que eu tivesse botas...qu' é do sítio?!

-...Qu'é do sítio?... - murmurou ele, sem atingir o alcance da minha objecção.

-Qu'é da chaminé para pôr as botas!?- concluí sem me fazer esperado.

-Ah!

Romeu Correia

Sem comentários: